Segunda-feira, 11 de Abril de 2011
ruínas de s. paulo

 

 

 

 

 

> As ruínas de São Paulo simbolizam a presença do catolicismo em terras do oriente. Na sua essência histórica passaram a ser o ex-libris de Macau. São visitadas por milhões de pessoas de todos os continentes e de todas as religiões. Este local tem um grande significado para mim, além do respeito pelo que representa. O Raid Terrestre Macau-Lisboa, realizado em 1988 por mim e mais seis companheiros, teve a sua partida oficial e abençoada nas Ruínas de São Paulo.

Um dia, cerca das duas horas de uma madrugada quente e húmida, ao passar pelo local vejo um estrangeiro (era inglês) a urinar para a fachada do monumento. Dirigi-me a ele, perguntei-lhe se sabia que parede era aquela para onde estava a urinar, respondeu negativamente, expliquei-lhe, pediu imensas desculpas e surpreendeu-me. O homem dirigiu-se a uma casa de pasto que ali perto se encontrava aberta, pediu um balde com água e uma esfregona e foi limpar completamente o local para onde tinha urinado.

 



publicado por João Severino às 10:34
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
partilhar

Macau pertenceu à administração portuguesa. Essa realidade faz parte dos registos históricos de uma nação que marcou presença nos quatro cantos do mundo. A Oriente, milhares de portugueses viveram como lhes foi possível. Em Macau, a continuidade lusa mantém-se, mas o passado foi muito significativo. Fiz parte desse passado de uma forma intensa. Portugueses, macaenses e chineses, conheci muitas centenas. De alguns guardei as fotografias que memorizam a vivência. Humanos e a urbe macaense completam um espólio fotográfico que possuo de mais de seis mil fotografias e outras mais que ainda devem estar em caixas por abrir. Neste sentido, resolvi ir publicando aqui neste MACAU PASSADO o espólio que for possível. Espero que vos agrade e que possam recordar Macau sem complexos, sem rancores e sem tibiezas. Macau sã assi...

João Eduardo Severino
.posts recentes

. pouca esperança

. hóquei em patins (3)

. leonel borralho

. fandango

. andré couto (2)

. assembleia legislativa (2...

. chá da manhã

. tordo

. alentejanos

. a amizade não tem preço

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds