Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Macau Passado

Macau Passado

05
Abr11

pequeno almoço

João Severino

 

 

 

 

 

> Mais que um dos governadores entre 1981 e 1999 deram-me a honra de ser convidado para o palácio de Santa Sancha, a fim de trocarmos impressões sobre a conjuntura sócio-política, essencialmente, de Macau, Hong Kong, Portugal e Timor. Durante um pequeno-almoço, almoço ou jantar as conversas enriqueceram o meu conhecimento sobre as relações sino-portuguesas. Os meus interlocutores manifestaram-me, entre muitos temas, que desejavam ver Timor fora do jugo indonésio. Felizmente, foram realizadas muitas acções ao longo dos anos para que isso acontecesse. E aconteceu. No entanto, de Santa Sancha recordo uma conversa que passo a expor:

 

Governador - Então, você falou na BBC e na CNN que o Governo de Macau era corrupto?

Eu - Não, senhor Governador! Eu disse que nós todos portugueses tínhamos uma cultura intrínseca de corrupção...

 

Era assim, que a maioria das informações chegava aos governadores sobre os portugueses residentes no território: deturpada, maldosa e condenável.

 


 

Mais sobre mim

foto do autor

Macau pertenceu à administração portuguesa. Essa realidade faz parte dos registos históricos de uma nação que marcou presença nos quatro cantos do mundo. A Oriente, milhares de portugueses viveram como lhes foi possível. Em Macau, a continuidade lusa mantém-se, mas o passado foi muito significativo. Fiz parte desse passado de uma forma intensa. Portugueses, macaenses e chineses, conheci muitas centenas. De alguns guardei as fotografias que memorizam a vivência. Humanos e a urbe macaense completam um espólio fotográfico que possuo de mais de seis mil fotografias e outras mais que ainda devem estar em caixas por abrir. Neste sentido, resolvi ir publicando aqui neste MACAU PASSADO o espólio que for possível. Espero que vos agrade e que possam recordar Macau sem complexos, sem rancores e sem tibiezas. Macau sã assi...

João Eduardo Severino

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D