Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Macau Passado

Macau Passado

22
Jul11

chá da manhã

João Severino

 

 

> Quando em 1981 cheguei a Macau ia recomendado por um amigo a fim de conhecer o padre Manuel Teixeira. Uma figura típica do território, ilustre historiador e colaborador da imprensa local, o padre Teixeira recebeu-me no antigo seminário onde vivia. Aos cumprimentos e apresentações logo me convidou para um "cházinho". Acedi com toda a satisfação, convencido de que iria, pela primeira vez, ficar com o sabor e o proveito de um bom chá chinês.

De repente, vejo o padre Teixeira dirigir-se ao frigorífico e logo pensei que a sua preferência ia para o chá frio tal como muita gente que vivia em terras de África. Qual quê, traz-me uma garrafa de whisky para a mesa, dois copos e vá de encher... Eram 9:30 horas... conversámos muito e bebemos muito "chá"... Ao fim de umas horas, o padre Manuel Teixeira foi-se deitar e eu fui aos ésses pela rua abaixo... Mas, ficámos para sempre grandes amigos.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Macau pertenceu à administração portuguesa. Essa realidade faz parte dos registos históricos de uma nação que marcou presença nos quatro cantos do mundo. A Oriente, milhares de portugueses viveram como lhes foi possível. Em Macau, a continuidade lusa mantém-se, mas o passado foi muito significativo. Fiz parte desse passado de uma forma intensa. Portugueses, macaenses e chineses, conheci muitas centenas. De alguns guardei as fotografias que memorizam a vivência. Humanos e a urbe macaense completam um espólio fotográfico que possuo de mais de seis mil fotografias e outras mais que ainda devem estar em caixas por abrir. Neste sentido, resolvi ir publicando aqui neste MACAU PASSADO o espólio que for possível. Espero que vos agrade e que possam recordar Macau sem complexos, sem rancores e sem tibiezas. Macau sã assi...

João Eduardo Severino

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D