Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Macau Passado

Macau Passado

18
Jul11

carlos d'assumpção

João Severino

 

 

 

> Recordo hoje o dia em que o macaense mais inteligente, mais dialogante e mais ilustre que conheci, o advogado Carlos d'Assumpção, foi homenageado pelo Presidente da República, Mário Soares. A sua estátua foi eregida na ilha da Taipa, na rotunda do hotel Hyatt, sob a presença de dezenas de amigos, onde se incluia o governador Rocha Vieira. Numa das imagens podemos ver os seus irmãos António, Mário e José Carlos - três homens que sempre me dispensaram a maior amizade -, na companhia da filha do saudoso causídico.

 

 

15
Jul11

karting

João Severino

 

 

> E assim nasceu o Karting em Macau. Um grupo de entusiastas da modalidade, no qual se incluia o autor deste blogue, Mário Sin, Carlos Couto e Belmiro Aguiar resolveu em boa hora apresentar um projecto de Kartódromo ao governador Rocha Vieira. A imagem reporta-se ao dia em que várias entidades e a comissão de apoio à existência do Kartódromo se deslocaram ao local, na ilha de Coloane, onde veio a ser edificado o complexo desportivo e onde Rocha Vieira anunciou à Comunicação Social que o Kartódromo seria uma realidade.

 


13
Jul11

aeroporto (2)

João Severino

 

 

 

> E assim tudo começo no referente às obras do aeroporto. Com um aterro entre a Taipa e um ilhéu maravilhoso que existia e o qual cheguei a visitar a nado. O referido ilhéu serviu de base de apoio para a existente torre de controlo de tráfego aéreo. O terminal do aeroporto seria construído neste local que as imagens nos mostram.

 

 

12
Jul11

cnn

João Severino

 

 

 

> Antes da passagem de administração para a RPC, a cadeia de televisão CNN deu grande importância aos assuntos relacionados com Macau. Sempre que o famoso repórter da CNN, Mike Chinoy, se deslocava ao territória lá me vinha "cravar" uma entrevista.

 

 


08
Jul11

istmo

João Severino

 

 

photo jotaesse

 

> Nos tempos idos em que se ligou a ilha da Taipa à de Coloane através deste istmo, quase parecia uma autoestrada. Uma via que levou muito boa gente a acelerar, do que resultou um número significativo de acidentes. Um dia, ia na boleia da moto do Clemente e tivemos um aparatodo desastre contra um camião. A brincadeira custou-me quinze dias de hospital. O istmo é completamente diferente, mas tudo começou ao seu redor como a imagem nos mostra. Do lado esquerdo, viria a ser construído o Kartódromo Internacional de Macau.

 

07
Jul11

sorte

João Severino

 

 

> Uma vez, um dos empregados desta loja de venda de chás, situada na chamada Rua das Mariazinhas, disse-me que teria de comprar chá naquele local todos os meses para ter sorte. Houve um ano que falhei a visita mensal e, na verdade, passado algum tempo algo correu mal na minha vida de Macau.

 

 

 

05
Jul11

comunicação

João Severino

 

 

> O deputado macaense Leonel Alves foi sempre das personalidades de Macau que soube manter o diálogo com a Comunicação Social. Neste repasto esteve à conversa com João Severino (Macau Hoje), Manuel Gonçalves (TDM), João Roque (Lusa) e José Rocha Dinis (Tribuna de Macau).

 

Mais sobre mim

foto do autor

Macau pertenceu à administração portuguesa. Essa realidade faz parte dos registos históricos de uma nação que marcou presença nos quatro cantos do mundo. A Oriente, milhares de portugueses viveram como lhes foi possível. Em Macau, a continuidade lusa mantém-se, mas o passado foi muito significativo. Fiz parte desse passado de uma forma intensa. Portugueses, macaenses e chineses, conheci muitas centenas. De alguns guardei as fotografias que memorizam a vivência. Humanos e a urbe macaense completam um espólio fotográfico que possuo de mais de seis mil fotografias e outras mais que ainda devem estar em caixas por abrir. Neste sentido, resolvi ir publicando aqui neste MACAU PASSADO o espólio que for possível. Espero que vos agrade e que possam recordar Macau sem complexos, sem rancores e sem tibiezas. Macau sã assi...

João Eduardo Severino

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D